Resumo
Introdução: Tendo em vista o impacto da atividade laboral na vida do indivíduo e a importância da preservação da saúde do trabalhador e da trabalhadora, respeitando as políticas de saúde públicas voltadas a essa população, nota-se a pertinência de atividades práticas de visitas a locais de trabalho para avaliação das condições de saúde ocupacional, e exposição a fatores de risco, pelos acadêmicos do curso de Medicina, com o objetivo de formação de profissionais críticos e conscientes a respeito desse tema. O aprendizado sobre a saúde ocupacional instiga uma melhor investigação sintomatológica pelos futuros profissionais, e as atividades práticas de ensino-aprendizagem favorecem a consolidação do conteúdo adquirido e experienciado. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo analisar o impacto da visita técnica observacional e seus resultados na aprendizagem da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na formação médica, a partir do relato de uma experiência acadêmica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência referente à visita técnica-observacional realizada por discentes do quarto período do curso de Medicina de uma Instituição Federal de Ensino Superior a setores de um hospital estadual do sudoeste goiano. Resultados: Os discentes se direcionaram a diferentes setores do hospital e, a partir da observação e do diálogo com os trabalhadores, puderam observar o contexto trabalhista, pontuando os itens que respeitavam as Normas Regulamentadoras e que garantiam a segurança ocupacional. A prática foi seguida de um momento de discussão e reflexão das experiências observadas, o que permitiu associá-las à teoria e às normas vigentes sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora. Conclusão: A visita técnica-observacional permitiu que os discentes consolidassem o aprendizado teórico à prática cotidiana da saúde do trabalhador, observando os riscos ocupacionais e a adesão às normas de segurança no ambiente de saúde.