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UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPANHA COMO ESTRATÉGIA PARA ENFRENTAMENTO À EPIDEMIA DE DENGUE EM UM MUNICÍPIO PAULISTA
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Palavras-chave

Arboviroses
Dengue
Epidemia
Gestão dos Serviços de Saúde

Resumo

Introdução: O ano de 2024 começou com alerta de uma grande epidemia de dengue para o Brasil, com mais de 1 milhão de casos notificados nos primeiros dois meses. Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) se mobilizaram para a implantação de estratégias em várias frentes de atuação para atenção integral, seja individual e/ou coletiva. Objetivo: Descrever a experiência do município de Itanhaém/SP de enfrentamento à epidemia de dengue com a implantação da Unidade de Atendimento de Campanha (UAC) como estratégia de reorganização do sistema de saúde local. Metodologia: Estudo qualitativo do tipo relato de experiência onde os autores descrevem o processo de implantação da UAC e seus resultados no enfrentamento da epidemia. Resultados: A UAC funcionou por 47 dias e foram realizados 12.753 atendimentos com uma média de 271 atendimentos por dia. Neste período Itanhaém notificou 5.965 casos, sendo 95 casos com alarme e 3 casos graves e nenhum óbito confirmado. Conclusão: O uso da UAC disponibilizou um serviço especializado, equipado e de rápido atendimento para a população, diminuindo a pressão sobre as Unidades de Saúde da Família e Unidades de Pronto Atendimento, além de ser uma opção de baixo custo.

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