Resumo
EDITORIAL
A Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás "Cândido Santiago" – RESAP tem o prazer de apresentar este fascículo especial, dedicado a temas emergentes e relevantes para a saúde pública, com ênfase na avaliação de tecnologias em saúde (ATS). Esta edição reúne seis artigos científicos que refletem o compromisso do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Escola de Saúde de Goiás (NATS/ESG/SES-GO) e do Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias em Saúde (PEPTS), NATS da FIOCRUZ Brasília, ambos pertencentes à Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde em produzir evidências robustas para subsidiar políticas públicas.
Os trabalhos estão alinhados às demandas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás e ao SUS do Distrito Federal e foram produzidos durante a 2ª Oficina de Elaboração de Pareceres Técnico-Científicos (PTC) para os NATS da Região Centro-Oeste, realizada na Escola Fiocruz de Governo, em Brasília (DF), em 2024. A oficina contou com carga horária de 30 horas presenciais e 16 horas remotas, totalizando 46 horas, distribuídas ao longo de 3 meses, com tutoria de especialistas que realizaram a revisão por pares.
Os artigos deste volume abordam temas estratégicos, com destaque para a avaliação de canabinoides, em consonância com a Lei Estadual de Goiás nº 21.940/2023, que institui a Política Estadual de fornecimento gratuito de fitocanabinoides. Os temas são:
1) Eficácia e segurança dos canabinoides no tratamento da doença de Alzheimer e outras demências;
2) Análise comparativa da eficácia e segurança dos canabinoides no transtorno do espectro autista;
3) Eficácia e segurança dos canabinoides no tratamento da espasticidade em esclerose múltipla,
4) Nutrição parenteral industrializada versus individualizada para neonatos prematuros;
5) Comparação da monitorização do eletroencefalograma de amplitude integrada (aEEG) com avaliação clínica em recém-nascidos em UTI neonatal para detecção de convulsões e para o prognóstico de encefalopatias neonatais;
6) Alterações endócrinas e reprodutivas por exposição humana a microplásticos.
Os três primeiros trabalhos foram produzidos por pesquisadores do NATS/ESG/SES-GO na 2ª oficina para avaliar eficácia e segurança dos canabinoides. Os resultados não apenas informam a tomada de decisão no âmbito da SES-GO, mas também alimentam o diálogo nacional sobre o uso de canabinoides no SUS. Embora a Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos Fitofármacos e Fitoterápicos à base da planta cannabis represente um marco progressista, a sua implementação exige o uso de evidências sólidas, o monitoramento contínuo e a formação de profissionais.
Sobre os demais artigos, um deles abordou tema estratégico no campo da nutrição parenteral proposto a partir de demanda da Universidade Federal do Goiás para sua professora. Outro, relacionado ao uso de dispositivo médico, foi demandado pelo Hospital Universitário de Brasília para a equipe de seu NATS. Por fim, o artigo referente a alterações endócrinas e reprodutivas por exposição humana a microplásticos foi produzido por uma equipe do Ministério da Saúde que participou da referida oficina.
Dessa forma, os estudos produzidos para esta edição consolidam evidências para subsidiar desde políticas farmacêuticas inovadoras até o manejo de desafios clínicos e aspectos emergentes sobre impactos de resíduos ambientais na saúde humana.
A publicação deste fascículo reflete o compromisso da parceria entre a RESAP, a FIOCRUZ Brasília e o NATS/ESG/SES-GO com a ciência translacional, capaz de conectar pesquisa, políticas públicas e necessidades da população. Portanto, traz um convite à reflexão sobre como a ATS pode mediar inovação para a saúde pública, garantindo que avanços terapêuticos — como os canabinoides — sejam acessíveis, seguros e alinhados às reais necessidades dos usuários do SUS.
Agradecemos aos autores, revisores e parceiros que tornaram esta edição possível, e reiteramos nosso compromisso com a divulgação científica como ferramenta de transformação social.
