ChatButton

ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DE GOIÁS
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação Permanente
Avaliação em Saúde
Avaliação Qualitativa
Estudo Metodológico

Abstract

Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia que pode contribuir para a promoção de mudanças nos serviços de saúde, e também, para a capacitação e o desenvolvimento dos grupos envolvidos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar uma “Matriz de Avaliação da Educação Permanente em Saúde”. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa, realizado em duas fases e em quatro municípios do Estado de Goiás. Os participantes foram trabalhadores, gestores e representantes do controle social, identificados como informantes-chave em seus territórios. A coleta de dados ocorreu por meio de técnica de grupo focal em dois momentos: primeira fase, com 37 participantes, realizada entre maio de 2018 a março de 2019; segunda fase, 14 participantes, ocorrida em março de 2022. A análise dos dados foi realizada pelo método de interpretação de sentidos com organização e suporte do software WebQDA. Resultados: Na fase 1, emergiram oito categorias, com 15 questões distribuídas nos eixos: estrutura, processo e resultado, compondo a primeira versão do instrumento. Na fase 2, a matriz foi submetida à avaliação de conteúdo pelos participantes dos grupos focais que, de forma consensual, aprovaram uma versão final com 17 questões. Conclusão: Espera-se que a matriz elaborada seja aplicada coletivamente com a participação dos atores sociais estratégicos que constroem a EPS local. Visualiza-se que a partir de sua utilização haja contribuições para a implementação da EPS, para as políticas de saúde bem como o desenvolvimento de ações que possam melhorar a qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

https://doi.org/10.22491/2447-3405.2024.681
PDF (Português (Brasil))