EFICÁCIA E SEGURANÇA DA TRIPLA TERAPIA COM SELEXIPAGUE COMPARADA À DUPLA TERAPIA PARA TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL PULMONAR: REVISÃO RÁPIDA DE EVIDÊNCIAS
PDF

Palavras-chave

Hipertensão Arterial Pulmonar/tratamento farmacológico; Terapia/Ampliada; Selexipague; Resultado do tratamento; Revisão Sistemática.

Resumo

Tecnologia: Selexipague e outros medicamentos de controle da Hipertensão Arterial Pulmonar grupo 1. Indicação: Tratamento de Hipertensão Arterial Pulmonar grupo 1. Pergunta: Há superioridade em eficácia e segurança da tripla terapia com selexipague, comparado a dupla terapia, disponível no SUS, no tratamento de Hipertensão Arterial Pulmonar grupo 1? Métodos: Revisão rápida de evidências (overview) de ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas, com levantamento bibliográfico realizado na base de dados PUBMED, utilizando estratégia estruturada de busca. A qualidade metodológica das revisões sistemáticas foi avaliada pela ferramenta risco de viés da Cochrane. Resultados: Foi selecionado um ensaio clínico randomizado, especificamente um artigo contendo análise de subgrupo de dados desse estudo. Conclusão: As evidências demonstraram redução do número de hospitalizações relacionadas à HAP e de eventos de progressão da doença no tratamento de selexipague em tripla terapia em pacientes na classe funcional II, quando comparada à dupla terapia sem selexipague. A tripla terapia é tão segura quanto a dupla terapia, pois tem riscos similares de eventos adversos e eventos adversos sérios. A tripla terapia não é diferente da dupla terapia no risco da mortalidade geral.

https://doi.org/10.22491/2447-3405.2022.V8.80020
PDF