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COMPETÊNCIAS DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE: PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
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Palavras-chave

Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Qualidade da Assistência à Saúde
Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção dos estudantes sobre o desenvolvimento de competências de qualidade e segurança do paciente durante a graduação em enfermagem. Metodologia: Estudo transversal e analítico, realizado com 130 estudantes de graduação em enfermagem de três universidades brasileiras por meio do Instrumento de Avaliação do Estudante quanto ao Ensino sobre Qualidade e Segurança em Enfermagem (QSEN SES Br). Estatísticas descritivas e analíticas foram utilizadas para analisar o perfil dos estudantes e escores do instrumento. Resultados: A maioria dos estudantes (70,8%) relatou que os conteúdos sobre segurança do paciente e qualidade do cuidado são abordados predominantemente em sala de aula. As competências de melhoria da qualidade, segurança e informática foram as menos exploradas. Apenas 25,4% dos estudantes relataram ter vivenciado práticas simuladas com foco em segurança do paciente, e menos de 15% participaram de atividades interprofissionais envolvendo discussões sobre eventos adversos. Estudantes dos primeiros anos apresentaram escores significativamente mais baixos em comparação aos que estavam mais próximos da conclusão do curso (p<0,05). Observou-se também variação entre as instituições quanto à incorporação de estratégias práticas, como simulação e discussões de casos, revelando inconsistências nas abordagens pedagógicas e no alinhamento curricular. Conclusão: O estudo evidencia uma discrepância entre a importância atribuída às competências de segurança e qualidade e o preparo percebido pelos estudantes. Os achados reforçam a necessidade de uma abordagem estruturada e experiencial no ensino da temática, de modo a preparar os futuros enfermeiros para atuar com qualidade e segurança em contextos de saúde cada vez mais complexos.

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