Resumo
Introdução: A aprendizagem ativa envolve a interação do aluno com o conteúdo, promovendo a consolidação do conhecimento através do ensino entre estudantes, em vez de uma recepção passiva. Objetivos: Este trabalho visa relatar a experiência de discentes de Medicina na elaboração de apostilas didáticas. Relato: Uma equipe de alunos, sob coordenação de docentes da Universidade Federal de Jataí, desenvolveu materiais didáticos para auxiliar no estudo e entendimento do corpo humano, promovendo a aprendizagem colaborativa e a fixação de conteúdo. Esses materiais foram revisados e aprimorados com base no feedback fornecidos pelos alunos que utilizaram o material, visando atender melhor às necessidades de aprendizado. Resultados: A elaboração colaborativa de materiais didáticos por estudantes melhorou o aprendizado, a memorização, habilidades críticas, assim como otimizou o tempo de estudo e promoveu a integração de conhecimentos multidisciplinares por parte dos discentes que a desenvolveram. Conclusão: As apostilas desenvolveram habilidades essenciais nos alunos que as elaboraram. Sua publicação e divulgação, entre outros cursos, mostrou-se um recurso educacional acessível, ampliando o impacto na educação médica e no raciocínio clínico.