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ANÁLISE DO CONHECIMENTO AUTODECLARADO E UTILIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE INCAPACIDADE, FUNCIONALIDADE E SAÚDE (CIF) POR DOCENTES FISIOTERAPEUTAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
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Palavras-chave

CIF
Universidade
Fisioterapia

Resumo

Introdução: A Classificação Internacional de Incapacidade, Funcionalidade e Saúde (CIF) é uma ferramenta criada em 2001 pela Organização Mundial da Saúde que deve fazer parte da formação dos profissionais de saúde, sendo necessário o conhecimento sobre a ferramenta por docentes. o trabalho tem por objetivo, analisar o nível de conhecimento da CIF por docentes fisioterapeutas do curso de fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Metodologia: Trata-se de estudo observacional transversal de caráter descritivo. Aplicou-se um questionário semi estruturado e adaptado online contendo 21 questões sobre conhecimento da CIF, que permitiu avaliar o participante em três dimensões: uso, conhecimento e aplicabilidade da CIF. Resultados: A média de idade foi de 43±6,17anos, maioria sexo feminino 55,4% (15), 100%(27) conheciam a CIF, a maioria referiu nível de conhecimento bom 44,4% (12), 70,4%(19) utilizam a CIF na atividade profissional, 77,8%(21) utilizam nas disciplinas que ministram na graduação. 55,6%(15) referiram dificuldade para entender e 70,4%(19) para aplicar a CIF em diferentes niveis, 92,6% (25) acham importante utilizar ou aplicá-la em atividades de sala de aula. Conclusão: A maioria dos docentes conhecem a CIF, consideram seu nível de conhecimento bom, aplicam atividades com a ferramenta em sala de aula, e consideram importante a sua utilização, mas relatam dificuldade de entender e aplicar podendo comprometer o aprendizado dos discentes.

https://doi.org/10.22491/2447-3405.2023.V9.9g5
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