ChatButton

6ª turma do EpiSUS-Fundamental Goiás
PDF

Palavras-chave

Notificação Compulsória;
Atenção Primária à Saúde;
Gestão em Saúde;
Perfil Epidemiológico;
Notificação de Doenças;

Resumo

O Treinamento em Epidemiologia de Campo Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), EpiSUS- fundamental, é o nível de treinamento que busca aprimorar a capacidade técnica dos profissionais que estão na linha de frente da vigilância em saúde, atuando no fortalecimento da autonomia e capacidade dos estados e municípios brasileiros de responder aos eventos de interesse em saúde pública. A característica central é o enfoque predominantemente prático do treinamento em serviço (200 horas), visando aprimorar as competências do profissional no contexto de sua atuação.
Todas as atividades pedagógicas disponíveis para o processo formativo têm como objetivo desenvolver novas competências de que necessita o profissional em treinamento para compreender e atuar no ciclo de vigilância e, ocorre em seus postos de trabalho, de forma descentralizada para estados e municípios. São abordados temas que tratam de análise e interpretação de dados de vigilância, incluindo as ações de detecção e resposta a eventos relevantes de saúde pública e comunicação técnica nas modalidades oral e escrita.
O público alvo são os trabalhadores do SUS que atuam na linha de frente - nos serviços de Vigilância em Saúde e nas Redes de Atenção à Saúde, que desenvolvam atividades de coleta de dados para vigilância, monitoramento, análises e resposta, visando subsidiar a tomada de decisão da gestão para fortalecimento das políticas públicas de saúde em abrangência local.
A secretaria estadual e municipais podem esperar resultados que beneficiem seus processos de trabalho e suas metas para a saúde, incluindo: Aprimoramento da capacidade dos profissionais de reconhecer problemas de saúde pública e propor soluções; Aumento da completude e acurácia dos dados de análise de vigilância; Aprimoramento da capacidade dos profissionais de elaborar análises descritivas de problemas de saúde pública; Fortalecimento da cultura de tomada de decisão baseada na análise de dados; Formação de uma rede de profissionais treinados em vigilância e epidemiologia básica para o município e o estado.
No estado de Goiás o EpiSUS-Fundamental está sob responsabilidade do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS/GO)/Gerência de Emergências em Saúde Pública (GESP)/Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Imunização (SUVEPI)/Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUVISA)/Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO). Até o presente momento foram ofertadas seis turmas do EpiSUS-Fundamental no estado de Goiás, totalizando 186 egressos distribuídos em diversos municípios e em todas as regiões de saúde, fortalecendo os processos de trabalhos e gerando informações mais concretas para a tomada decisão pela gestão. Os resumos apresentados a seguir referem-se aos trabalhos de conclusão de curso da 6ª turma do EpiSUS-Fundamental Goiás, a qual corresponde à centésima turma formada do programa no Brasil.

https://doi.org/10.65027/2447-3405.2025.1159
PDF